Avançar para o conteúdo principal

Negócios e SEO - estão relacionados?

A resposta rápida é sim! Negócios e SEO estão associados e devem andar de mãos dadas!!


A Otimização de Mecanismos de Pesquisa (ou SEO) é um procedimento técnico que visa tornar um site mais facilmente localizado e mais atraente para os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing ou Yandex.


Quanto mais facilmente o seu site se ajustar às palavras-chave que as pessoas digitam no Google, mais facilmente o seu site será visto e maiores as chances de as pessoas o visitarem para comprar os seus produtos ou serviços.


procura no google


Não sendo ciência espacial, para garantir que o seu site está bem otimizado para SEO, alguns passos importantes devem ser levados em consideração.


Destacamos 5 passos principais:


1. Velocidade, design e navegação do site

Se o seu site for confuso e difícil para os visitantes utilizarem, é provável que os visitantes o deixem. 

Ninguém gosta de um site que é lento a carregar e os visitantes irão embora. Não é de admirar que a Google tenha lançado uma nova forma de avaliar sites, que se foca na experiência do utilizador: o Core Web Vitals.


2. Otimização de sites

Este é o procedimento que serve para trazer uma quantidade maior de utilizadores direcionados ao seu site. Existem ajustes técnicos como construir e validar sites e, em seguida, existem os links que apontam para o seu site. 

Você pode (mas não deve) comprar links e também (isso sim) obter legitimamente links de outros sites. O principal aspecto sobre como obter links de outros sites é que eles devem ter relevância técnica para o seu negócio e os sites dos quais os obtem, devem ser de grande qualidade e fiabilidade.


3. Conteúdo do Site

Você tem de ter conteúdo que seja relevante para o seu site e que seja interessante do ponto de vista da sua audiência alvo. Se escreve conteúdo mau ou simplesmente desinteressante e que ninguém quer ler, esse conteúdo não é relevante, pelo que ninguém seria "seduzido" por ele.


4. Meta Tags

As meta tags incluem o título, descrição e palavras-chave para descrever o seu site. 

Tecnicamente, estas tags ou etiquetas ajudam o Google a analisar e catalogar o seu site. Também podem possivelmente penalizar o seu site se não os possuir ou estiverem mal parametrizados.


Verificar os resultados do seu site significará fazer uma série de testes, como comparar palavras-chave com diferentes landingPages. 

Compare a página 1 com a página 3. 

Construa uma grande lista de palavras-chave e verifique a sua classificação. Elimine o básico!


Se as palavras-chave que você procura estão a causar problemas com o seu SEO, basta removê-las. Não se preocupe, apenas remova as palavras-chave que apresentam resultados ruins e ajuste as demais.


Se você não tiver certeza sobre as palavras-chave que as pessoas estão procurando, basta digitar as palavras-chave e ver o que aparece. 


O Wordtracker é uma boa ferramenta de palavras-chave que fornecerá a quantidade de pesquisas mensais para qualquer palavra que você digitar. 


O Google também fornece uma ferramenta semelhante chamada Google Keyword Tool. 


5. Tráfego 

Tráfego é importante, mas não é tudo. É obrigatório fazer algum tipo de avaliação de como o tráfego está a chegar ao seu site. Não sabe como? Utilize o Google Analytics, que é grátis e funciona bem (apesar de depois utilizar os seus dados para algumas coisas estranhas...) ou o Matomo, que também tem uma versão grátis. 


As pessoas vêm de fóruns, do Google, de trocas de links em outros sites relevantes, ou de redes sociais.


Configurar o seu site com o SEO em mente ajuda a atrair mais visitantes. 


É tudo uma questão de divulgar o seu site e ser notado. 


Como sabe, a vida é feita de números! 


Portanto, quanto mais links relevantes conseguir, mais utilizadores vai atrair para o seu negócio e mais dinheiro ganhará! 


Além do SEO, também pode considerar anunciar o seu site em plataformas de publicidade gratuita como o OLX ou o Facebook Marketplace. 


Vale a pena incluir um link para seu site em diretórios locais, social media ou nas listas telefônicas online.


Também pode começar a considerar o desenvolvimento de suas próprias estratégias de marketing que potenciam o SEO, como comunicados à imprensa. 


A questão é que a publicidade custa dinheiro e esse processo leva tempo. 


Para resolver esse problema, muitas empresas de publicidade agora oferecem publicidade gratuita. 


Não há dúvida de que SEO e Negócios funcionam muito bem juntos. 

É um fato que 85% das buscas são feitas no Google e no Yahoo! são feitos na página um. 


Então, SEO e negócios combinam muito bem junto!


Na criação do meu site, não fiz nada disso. E agora?


Se não fez nada disso, então será muito difícil ter sucesso nos motores de busca, pois mesmo com um bom conteúdo, que seja altamente relevante para a palavra-chave ou palavras que as pessoas desejam encontrar, quem pesquisa não o vai encontrar...


A vantagem é que vai ainda a tempo para melhorar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aircall - Solução Cloud para Call Centers onde até a Hubspot investiu!

  A Aircall é uma empresa de tecnologia que fornece uma solução de telefonia baseada em nuvem para call centers de pequenas e médias empresas. Este software oferece recursos avançados, como encaminhamento de chamadas inteligente, análise de dados em tempo real e integração com ferramentas de CRM populares, como a HubSpot. Neste artigo, vamos explorar os recursos e benefícios da solução da Aircall para empresas de call center. Introdução O setor de call centers tem sido tradicionalmente associado a uma abordagem antiquada e pouco eficiente para o atendimento ao cliente. No entanto, a evolução da tecnologia e a popularização dos serviços de call center baseados em cloud (nuvem) estão a modernizar o cenário. A Aircall é uma das empresas líderes mundiais no fornecimento de soluções de call center cloud based. Com uma série de recursos avançados e integrações com outras ferramentas populares, a solução da Aircall tem atraído a atenção de empresas líderes no mercado CRM, como a HubSpot. O q

Notícias sobre Portugal e os portugueses

Para quem quer seguir uma seleção de notícias relevantes sobre Portugal e os portugueses, aconselho a visitarem este website:  Portugal Actual   Lá encontrará notícias sobre negócios, empresas, eventos e outras notícias relevantes.  Alguns artigos interessantes sobre a realidade portuguesa em diversos sectores: Campos de Férias em Portugal Aeroportos em Portugal Pioneiros na certificação ACA 4+ Franchisings de limpeza em Portugal continuam a crescer pós-Covid Quanto vale a exportação de fruta em Portugal