A resposta rápida é sim! Negócios e SEO estão associados e devem andar de mãos dadas!!
A Otimização de Mecanismos de Pesquisa (ou SEO) é um procedimento técnico que visa tornar um site mais facilmente localizado e mais atraente para os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing ou Yandex.
Quanto mais facilmente o seu site se ajustar às palavras-chave que as pessoas digitam no Google, mais facilmente o seu site será visto e maiores as chances de as pessoas o visitarem para comprar os seus produtos ou serviços.
Não sendo ciência espacial, para garantir que o seu site está bem otimizado para SEO, alguns passos importantes devem ser levados em consideração.
Destacamos 5 passos principais:
1. Velocidade, design e navegação do site
Se o seu site for confuso e difícil para os visitantes utilizarem, é provável que os visitantes o deixem.
Ninguém gosta de um site que é lento a carregar e os visitantes irão embora. Não é de admirar que a Google tenha lançado uma nova forma de avaliar sites, que se foca na experiência do utilizador: o Core Web Vitals.
2. Otimização de sites
Este é o procedimento que serve para trazer uma quantidade maior de utilizadores direcionados ao seu site. Existem ajustes técnicos como construir e validar sites e, em seguida, existem os links que apontam para o seu site.
Você pode (mas não deve) comprar links e também (isso sim) obter legitimamente links de outros sites. O principal aspecto sobre como obter links de outros sites é que eles devem ter relevância técnica para o seu negócio e os sites dos quais os obtem, devem ser de grande qualidade e fiabilidade.
3. Conteúdo do Site
Você tem de ter conteúdo que seja relevante para o seu site e que seja interessante do ponto de vista da sua audiência alvo. Se escreve conteúdo mau ou simplesmente desinteressante e que ninguém quer ler, esse conteúdo não é relevante, pelo que ninguém seria "seduzido" por ele.
4. Meta Tags
As meta tags incluem o título, descrição e palavras-chave para descrever o seu site.
Tecnicamente, estas tags ou etiquetas ajudam o Google a analisar e catalogar o seu site. Também podem possivelmente penalizar o seu site se não os possuir ou estiverem mal parametrizados.
Verificar os resultados do seu site significará fazer uma série de testes, como comparar palavras-chave com diferentes landingPages.
Compare a página 1 com a página 3.
Construa uma grande lista de palavras-chave e verifique a sua classificação. Elimine o básico!
Se as palavras-chave que você procura estão a causar problemas com o seu SEO, basta removê-las. Não se preocupe, apenas remova as palavras-chave que apresentam resultados ruins e ajuste as demais.
Se você não tiver certeza sobre as palavras-chave que as pessoas estão procurando, basta digitar as palavras-chave e ver o que aparece.
O Wordtracker é uma boa ferramenta de palavras-chave que fornecerá a quantidade de pesquisas mensais para qualquer palavra que você digitar.
O Google também fornece uma ferramenta semelhante chamada Google Keyword Tool.
5. Tráfego
Tráfego é importante, mas não é tudo. É obrigatório fazer algum tipo de avaliação de como o tráfego está a chegar ao seu site. Não sabe como? Utilize o Google Analytics, que é grátis e funciona bem (apesar de depois utilizar os seus dados para algumas coisas estranhas...) ou o Matomo, que também tem uma versão grátis.
As pessoas vêm de fóruns, do Google, de trocas de links em outros sites relevantes, ou de redes sociais.
Configurar o seu site com o SEO em mente ajuda a atrair mais visitantes.
É tudo uma questão de divulgar o seu site e ser notado.
Como sabe, a vida é feita de números!
Portanto, quanto mais links relevantes conseguir, mais utilizadores vai atrair para o seu negócio e mais dinheiro ganhará!
Além do SEO, também pode considerar anunciar o seu site em plataformas de publicidade gratuita como o OLX ou o Facebook Marketplace.
Vale a pena incluir um link para seu site em diretórios locais, social media ou nas listas telefônicas online.
Também pode começar a considerar o desenvolvimento de suas próprias estratégias de marketing que potenciam o SEO, como comunicados à imprensa.
A questão é que a publicidade custa dinheiro e esse processo leva tempo.
Para resolver esse problema, muitas empresas de publicidade agora oferecem publicidade gratuita.
Não há dúvida de que SEO e Negócios funcionam muito bem juntos.
É um fato que 85% das buscas são feitas no Google e no Yahoo! são feitos na página um.
Então, SEO e negócios combinam muito bem junto!
Na criação do meu site, não fiz nada disso. E agora?
Se não fez nada disso, então será muito difícil ter sucesso nos motores de busca, pois mesmo com um bom conteúdo, que seja altamente relevante para a palavra-chave ou palavras que as pessoas desejam encontrar, quem pesquisa não o vai encontrar...
A vantagem é que vai ainda a tempo para melhorar.
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