Avançar para o conteúdo principal

CMS e SEO - estão relacionados?


Sistema de gestão de conteúdo (CMS) é um termo que se refere a um conjunto de ferramentas que permite que os proprietários de sites gerenciem facilmente as suas páginas web.


CMS para Seo? WordPress


Normalmente, um CMS permite que os seus utilizados gerenciem páginas da web, dando-lhes acesso a várias ferramentas que lhes permitem atualizar páginas da web e verificar a conformidade das páginas com os padrões de design da web.


Um CMS pode ajudar um site a obter alta visibilidade nos motores de busca por meio dos recursos de link building oferecidos aos usuários. 


Alguns programas CMS também oferecem recursos que ajudam os usuários a gerenciar suas contas sociais e comerciais por meio do software.


Este artigo mostrará como escolher um CMS certo que atenda às suas necessidades.


Um CMS que se adapte às necessidades do seu negócio


Antes de ir para o seu mecanismo de pesquisa favorito (o meu é o DuckDuckGo.com) e pesquisar por um CMS, deve saber o que a sua empresa necessita. 

Em muitos casos, o seu conhecimento do tipo de negócio preferencial da sua empresa determinará qual o CMS que deve usar.


Exemplo prático

A sua empresa atua na área jurídica. Você precisa conhecer as palavras-chave usadas para pesquisas em sua área, bem como as características mais importantes para garantir no seu website. 

Talvez um formulário de contato seja um dos itens mais importantes, mas não o único! 


Se é um advogado, as pesquisas de áreas de direito que presta são as mais importantes para si e precisa de um CMS que possa apoiar uma forte estratégia de SEO para advogados


Um desses CMSs é o WordPress, que é conhecido por ser um dos CMSs mais utilizados no mundo (34% dos sites na internet são powered by WordPress), pela sua versatilidade e boa prestação em SEO.


Mas os programas CMS são todos diferentes uns dos outros. 


Alguns CMS possuem tutoriais sobre como usá-los. Em particular os tutoriais em vídeo são muito úteis se você precisa saber muitas informações em um curto período de tempo.


DICA PRO: se quer saber mais sobre CMS para o seu negócio, visita a G2.com e procure no Youtube por reviews de CMS.


Se entende os fundamentos de processadores de texto como o Word, deve ser capaz de usar vários programas de desenvolvimento de websites, especialmente os que funcionam em formato WYSWYG


Este formato permite editar e ver logo as alterações em tempo real no website.



Erro comum: não escolha um CMS demasiado caro e complexo


Certos programas CMS são projetados para ajudar os usuários a gerenciar várias páginas da web de vários tipos e agências. 

Você deve escolher um programa que atenda às suas necessidades. Você deve descobrir se o programa é fácil de usar para você.



Componentes personalizados e de terceiros - plugins e addons


As plataformas CMS já existem há muito tempo. 

Existem programas que são desenvolvidos com base no software da Microsoft. 

Outras empresas venderam programas projetados para funcionar com Apache e Linux. 

Sua escolha de CMS dependerá de suas necessidades. Você deve ser capaz de usar recursos padrão como menus, gerenciamento de conteúdo, pesquisa, formulários e imagens.


Certos programas CMS se integram bem a outros sistemas. Vários deles estão disponíveis para download na Internet, mas quase todos eles permitem acrescentar funcionalidades através de um plugin ou addon - pedaços de código de outras entidades, que se integram com a sua plataforma.


Considere as suas necessidades de CMS


Antes de começar a usar um novo CMS, você deve fazer o seguinte:


  • Compreenda as funções do software escolhido. 
  • Na maioria dos casos, os programas CMS são projetados para facilitar o gerenciamento do conteúdo, mas não pode esperar que o programa faça tudo por você. 
  • Saber o trabalho que o espera e o nível de especialização que necessita é de ajuda valiosa para analisar se esse CMS é ideal para si.



A prática leva à perfeição. 


Você não pode aprender SEO ou gerir um site sem realmente praticar a implementação do que aprende.

Crie uma área de staging (área de experiências onde pode testar, sem que isso afete o que as pessoas veem) e começa a testar! 

Embora as práticas de SEO possam parecer estar apenas ao alcance de um consultor ou uma empresa de SEO, se dedicar tempo e praticar pode vir possuir a experiência e o conhecimento do setor necessários para ser o seu próprio consultor interno de SEO.


Se não conseguir? Não desespere.

Existem várias agências de seo no mercado que o podem ajudar. 


A agência de SEO que você escolher deve ser capaz de colocar o seu website (e o dela própria) no topo do Google e torná-lo mais fácil de ser encontrado entre outros sites.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bing é o motor de pesquisa por defeito do ChatGPT

A OpenAI vai começar a utilizar o Bing como experiência de pesquisa predefinida para o ChatGPT.  A nova funcionalidade de pesquisa será lançada hoje para os utilizadores do ChatGPT Plus e em breve estará disponível para todos os utilizadores gratuitos do ChatGPT através de um plug-in no ChatGPT. "A base do nosso progresso com o novo Bing é a nossa fantástica parceria com a OpenAI" , afirma Yusuf Mehdi, director de marketing para o consumidor da Microsoft, num blogue publicado hoje.  "O ChatGPT terá agora um motor de pesquisa de classe mundial incorporado para fornecer respostas mais oportunas e actualizadas com acesso a partir da Web." Assim como a experiência de chat do Bing é alimentada pelo GPT-4 e usa citações para links, o chatbot ChatGPT AI da OpenAI incluirá dados de pesquisa e da web que também incluem citações.  A integração do Bing no ChatGPT é uma vitória para o motor de busca da Microsoft, depois de a Samsung ter decidido manter-se fiel à Google, após r...

Técnicas de SEO B2B - Marketing Online para a Indústria Portuguesa [2021-2022]

A indústria portuguesa está a mudar e a capacitar-se digitalmente. De que forma o SEO B2B pode ajudar? Primeiro, o SEO em si mesmo: A otimização para motores de pesquisa (SEO) é um aspecto altamente crítico do sucesso de marketing do seu negócio online.  O sucesso da sua campanha de marketing na Internet depende, em última análise, de quão bem você implementa suas estratégias de SEO e utilizar as técnicas corretas de SEO pode ajudá-lo a enfrentar e ficar à frente da concorrência acirrada que existe em vários sectores da indústria em Portugal. Para ter sucesso no SEO B2B já não basta dedicar umas 2-3 hrs mensais a pensar em estratégia e executar, algo que talvez em 2010 funcionasse bem. Como a utilização da internet a aumentar a olhos vistos, também aumentou a concorrência e o sector B2B não é exceção. As empresas precisam de ser altamente criativas e confiáveis para apresentar ideias e estratégias exclusivas.  Ficam aqui os principais fundamentos de qualquer estratégia de SEO ...

Como aumentar de forma legítima as reviews no Google Business Profile?

  O Google Business Profile é uma ferramenta importante para empresas (especialmente negócios locais) se ligarem com os seus clientes e aumentarem a visibilidade online do seu negócio . Ter uma presença forte no Google Business Profile pode ajudar a impulsionar o sucesso de uma empresa, aumentando a confiança do cliente e atraindo novos negócios. Uma das formas mais importantes de aumentar a visibilidade no Google Business Profile é através de avaliações positivas de clientes satisfeitos. Neste artigo, vamos explorar maneiras legítimas de aumentar as avaliações no Google Business Profile. Por que avaliações são importantes para o Google Business Profile (GBP)? Antes de mergulharmos nas estratégias para aumentar as avaliações, é importante entender por que elas são tão importantes. As avaliações ajudam a estabelecer a credibilidade de uma empresa, mostram que o negócio tem um histórico positivo de fornecimento de produtos ou serviços, e uma boa relação com os seus clientes. Além di...