Avançar para o conteúdo principal

Empreendedor em Portugal - Devo dedicar-me a 200% ao meu Negócio?

Como NÃO ser esmagado pelo seu próprio Negócio?

Como empreendedores, donos, fundadores, não raramente NÓS SOMOS O NOSSO NEGÓCIO!


Isso traz benefícios importantes. Quem não conhece a maravilhosa sensação de se atingir uma meta (dopamina a ser libertada)? 


O orgulho de vermos que falam da nossa empresa de forma positiva?


Infelizmente, também podem existir consequências nefastas. Como?


Portugal é lar de inovadores e empreendedores, mas nem tudo corre sempre bem.

Um empreendedor tem muitas vezes a tendência de chamar a si toda a responsabilidade e todas as decisões a tomar na sua empresa. Isso pode ser esmagador.


Como superar a sobrecarga de trabalho é uma questão que muitos empreendedores em Portugal ainda estão a tentar descobrir. 


Isto é compreensível, porque a partir da altura que iniciar um negócio, provavelmente vai apaixonar-se pelo próprio negócio e fará o que qualquer pessoa apaixonada faz: 


Dedicar-se à sua empresa a 200%!


Esta ideia romântica pode parecer fazer sentido, mas na realidade existe um lado negro que o desaconselha fortemente.


Pode dedicar-se tanto ao seu negócio ou empresa, a ponto de simplesmente ficar esmagado por ela e entrar em burnout.


Segundo a Médis que por sua vez cita o SNS, o burnout é

"um estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional”. 


Nada simpático...e cada vez mais comum. 

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é demasiado importante para ser simplesmente ignorado.




Existem atitudes que podemos melhorar para evitar perder o equilíbrio? 


Sim existem e se aplicadas, podem ajudar a afastar-se da opressão de ser um fundador / dono de negócio, e quase que lhe permitirão que "se sinta" mais feliz e realmente veja a luz do dia novamente. 


Claro que se já está com sintomas de burnout, por favor, consulte um médico qualificado.

Então vamos lá às atitudes:


C de Compromisso não é o mesmo que P de Perfeição


É raro o empreendedor que diz que não está comprometido a 100% com o seu negócio, mas uma coisa que alguns empreendedores parecem temer é a ação. 


"Eu não tenho certeza se devo avançar com isso, e se eu mudar de ideia?..." 


Embora seja verdade que algumas áreas devem ser bem testadas antes de avançar, acha mesmo que está com a melhor atitude se a sua tendência é adiar tudo, até que tudo esteja a funcionar a 100% bem para o seu negócio?


Newsflash? NUNCA vai estar tudo bem.


Você tem que estar disposto a avançar - em Silicon Valley há quem chame a isso, especificamente associado a lançamento de produtos como: MVP Minimum Viable Product - ou seja, algo que está minimamente pronto, sem estar perfeito:


Entenda: sem ação NÃO existe recompensa. 


Muitas pessoas ficam desanimadas e decidem que geralmente é melhor procrastinar. 


Mas quando olha bem para esta atitude de procrastionação, note que o nosso cérebro funciona pelo caminho de menor resistência e... acabou de lhe dar uma boa desculpa para não fazer nada para a próxima vez que uma ação seja necessária!

 

Procrastinar com frequência pode apenas convencer a sua mente de que não vale a pena o risco. 

No entanto, muitas vezes a perda de nada fazer é maior do que a perda de arriscar e fracassar. 


Além disso, o nosso tempo e atenção são bens escassos. Se estiver sempre a iniciar e parar novos projetos, sem os concluir, estará a afundar-se em areia movediça - porque gastou o tempo, sem benefícios!



A de Agir!


Quando encontrar a estratégia de negócio certa para si (que se enquadre com os seus conhecimentos e disponibilidade), no mercado certo, com procura suficiente e sem uma concorrência desmesurada: Tome uma atitude! 


Depois de trabalhar no seu plano de negócios por alguns dias, rever o seu trabalho e ver o que pode acrescentar de novo (ou melhor) ao mercado, siga em frente.


Isso significa que está a evoluir.



D de Distrações


O que são distrações? 

Uma distração é qualquer ação que o(a) faça gastar significativas quantidades de tempo e/ou energia, sem que exista uma previsão realista de resultados significativos retirados dessas ações. 


Esta é uma habilidade muito importante que deve desenvolver quando você estiver no mercado de trabalho. 


Somente quando perceber o que é uma distração e o que é um investimento com retorno, poderá realmente terá sucesso.


Abandone todas as distrações que você possa ter, para se focar no que impacta o seu negócio e assim, ter tempo para poder ver a luz do dia novamente. Faça isso de forma consistente até que se torne um hábito.


Dica de Leitura:

Uma boa leitura para entender o tempo médio que uma pessoa demora a criar bons hábitos, é o livro "Making Habits, Breaking Habits de Jeremy Dean".

Nele, vai perceber que hábitos mais complexos demoram mais tempo que hábitos menos complexos. Em média são necessários 66 dias para um hábito se tornar uma rotina sólida.


Seja uma habilidade que você ainda não domina ou alguma ideia inovadora ou divertida que pode ajudar o seu negócio a crescer, 1. faça planos para analisar essa ação antes de a começar, 2. se for boa torne-a um hábito até que se transforme numa rotina.


 

F de Feedback


O seu humano necessita de uma comunidade para ser feliz e completo. Somos sociais por natureza.


Utilize essa necessidade como uma alavanca para o seu negócio, mas também como um filtro para ver aquilo que está por trás de si (ou numa zona que visualmente não alcança).


Como? Peça feedback a pessoas que o conheçam bem e que sejam de confiança. Sobre o quê?


  • Em que registo achas que eu normalmente funciono?
  • Sou pessimista, otimista em demasia?
  • Tendo a afastar-me de tudo e focar-me apenas no negócio? RED Alert!
  • Quando as coisas começam a correr mal, o que eu geralmente faço?
  • Pelo contrário, quando as coisas correm bem, o que acontece comigo? Fico demasiado confiante ou relaxado?


Dedique algum tempo para se trabalhar a si mesmo, não em termos técnicos, mas em conhecer-se e melhorar as suas reações mais instintivas.  


Todos nós precisamos de melhorar características pessoais, não apenas o nosso negócio, porque como empreendedores NÓS SOMOS O NOSSO NEGÓCIO!


Desejos de muito sucesso!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios e SEO - estão relacionados?

A resposta rápida é sim! Negócios e SEO estão associados e devem andar de mãos dadas!! A Otimização de Mecanismos de Pesquisa (ou SEO) é um procedimento técnico que visa tornar um site mais facilmente localizado e mais atraente para os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing ou Yandex. Quanto mais facilmente o seu site se ajustar às palavras-chave que as pessoas digitam no Google, mais facilmente o seu site será visto e maiores as chances de as pessoas o visitarem para comprar os seus produtos ou serviços. Não sendo ciência espacial, para garantir que o seu site está bem otimizado para SEO, alguns passos importantes devem ser levados em consideração. Destacamos 5 passos principais: 1. Velocidade, design e navegação do site Se o seu site for confuso e difícil para os visitantes utilizarem, é provável que os visitantes o deixem.  Ninguém gosta de um site que é lento a carregar e os visitantes irão embora. Não é de admirar que a Google tenha lançado uma nova forma de avaliar sites, qu

Aircall - Solução Cloud para Call Centers onde até a Hubspot investiu!

  A Aircall é uma empresa de tecnologia que fornece uma solução de telefonia baseada em nuvem para call centers de pequenas e médias empresas. Este software oferece recursos avançados, como encaminhamento de chamadas inteligente, análise de dados em tempo real e integração com ferramentas de CRM populares, como a HubSpot. Neste artigo, vamos explorar os recursos e benefícios da solução da Aircall para empresas de call center. Introdução O setor de call centers tem sido tradicionalmente associado a uma abordagem antiquada e pouco eficiente para o atendimento ao cliente. No entanto, a evolução da tecnologia e a popularização dos serviços de call center baseados em cloud (nuvem) estão a modernizar o cenário. A Aircall é uma das empresas líderes mundiais no fornecimento de soluções de call center cloud based. Com uma série de recursos avançados e integrações com outras ferramentas populares, a solução da Aircall tem atraído a atenção de empresas líderes no mercado CRM, como a HubSpot. O q

Como aumentar de forma legítima as reviews no Google Business Profile?

  O Google Business Profile é uma ferramenta importante para empresas (especialmente negócios locais) se ligarem com os seus clientes e aumentarem a visibilidade online do seu negócio . Ter uma presença forte no Google Business Profile pode ajudar a impulsionar o sucesso de uma empresa, aumentando a confiança do cliente e atraindo novos negócios. Uma das formas mais importantes de aumentar a visibilidade no Google Business Profile é através de avaliações positivas de clientes satisfeitos. Neste artigo, vamos explorar maneiras legítimas de aumentar as avaliações no Google Business Profile. Por que avaliações são importantes para o Google Business Profile (GBP)? Antes de mergulharmos nas estratégias para aumentar as avaliações, é importante entender por que elas são tão importantes. As avaliações ajudam a estabelecer a credibilidade de uma empresa, mostram que o negócio tem um histórico positivo de fornecimento de produtos ou serviços, e uma boa relação com os seus clientes. Além disso,